Na madrugada da última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma operação militar de invasão do território ucraniano, e o governo brasileiro ainda não se posicionou abertamente sobre a questão. A comunidade ucraniana no Brasil, através da Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS), soltou um comunicado oficial. Confira a nota do SUBRAS:
Queridos amigos da comunidade ucraniana do Brasil, associados da SUBRAS e ucranianos de todo o mundo
O dia 24 de fevereiro de 2022, infelizmente, nunca será esquecido. Foi quando a soberania e integridade da nossa querida Ucrânia foram novamente atacadas e corrompidas, desta vez por meio de um ataque militar russo contra diversas regiões do país.
Invasão e cruel agressão que afrontam toda a humanidade, pois vão contra os fundamentos da Carta das Nações Unidas, que prega a busca da paz, pela não-agressão, convivência harmoniosa entre os povos e solução pacífica dos conflitos.
Não se trata apenas de uma intervenção militar ou política, mas contra a língua, a religiosidade, as tradições e o modo de ser de uma nação já reconhecida internacionalmente. Tal ato é um retrocesso à independência da Ucrânia e um ataque à sua democracia e deve ser veementemente rechaçado e respondido.
Enquanto brasileiros, esperamos por um posicionamento de nossos representantes. Também pedimos por ajuda humanitária. Chamamos todos às manifestações que estamos preparando. Nossos canais estão abertos.
Qualquer que seja a crença, rezem pela Ucrânia e pelo povo ucraniano, pelo respeito e paz naquele país e entre todos os povos.
Parafraseando o hino espiritual ucraniano “Боже великий, єдиний” Нам Україну храни: Deus grande e único, proteja a Ucrânia por nós!
Nos solidarizamos pelos que estão sofrendo nesse momento na Ucrânia, seus parentes e amigos mundo afora e por toda a comunidade que se mobiliza por um propósito comum: a paz.
SOCIEDADE UCRANIANA DO BRASIL
GESTÃO 2021-2023