Migrantes esperam para embarcar em ônibus da Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) em El Paso, no Texas | Paul Ratje – 12.dez.2022/The New York Times

‘Esquecem que este país foi construído por imigrantes’, diz voluntário que ajuda estrangeiros em NY

Na série “Primeira Pessoa”, da Folha de S. Paulo, o fundador da ONG Artists Athletes Activists, Power Malu, fala sobre o trabalho que foi feito pela organização quando vários ônibus cheios de imigrantes foram enviados do Texas para Nova York no segundo semestre de 2022. Na época, governadores e prefeitos republicanos do sul do país enviaram milhares de imigrantes a cidades comandadas por democratas como forma de provocação para chamar atenção para o grande fluxo de imigrantes que chegava à fronteira.

Carmelita Torres, a jovem que liderou o primeiro protesto dos mexicanos contra a política de imigração dos EUA de ‘desinfetá-los’

A partir da história de Carmelita Torres, a matéria da BBC conta como era a política de imigração dos Estados Unidos no início do século 20. Na época, ao chegar na fronteira, os mexicanos tinham que tirar a roupa para serem desinfetados com vapor e com produtos químicos como gasolina e querosene. Em 28 de janeiro de 1917, Torres mobilizou outras mulheres ao se opor a passar por esse processo humilhante. Depois de algumas horas, o grupo já reunia duas mil pessoas, que atiraram pedras e garrafas contra soldados americanos e bloquearam o trânsito entre Ciudad Juárez e El Paso.

Agricultores e trabalhadores que participaram do programa Bracero décadas depois dos motins de Baños continuaram sendo fumigados ao entrar nos Estados Unidos. | Reprodução: MUSEU DE HISTÓRIA NACIONAL DOS EUA

Censo em Portugal revela que faxina é principal ocupação para brasileiros no país

A última edição dos Censos de Portugal, realizada em 2021, mostra que 8,4% dos brasileiros que moram em Portugal trabalham com limpeza. A função atrai muitos estrangeiros que chegam no país, uma vez que a oferta de vagas é muito ampla e os cargos podem ser ocupados mesmo sem permissão de residência legal. A maranhense Samy Nunes, 28, é um exemplo dessa situação. Ela era subgerente de uma loja no Distrito Federal e jamais havia trabalhado com faxina, até se mudar para Portugal, em 2018. Leia a matéria completa da Folha de S. Paulo.

Migração forçada por crise do clima é preocupante, diz diretor de agência da ONU

O diretor-geral da Organização Internacional para Migrações, o português António Vitorino, discursa em evento em Bruxelas – John Thys – 29.out.19/AFP

O português António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para Migrações, esteve no Brasil em janeiro, durante seu giro pela América Latina em busca da reeleição para o cargo. Ele também chama a atenção para a emergência das migrações motivadas pelas mudanças climáticas, como aconteceu com as 411 mil pessoas deslocadas devido a enchentes em 2021, a maioria no estado da Bahia e no mês de dezembro. Veja outros pontos que Vitorino mencionou sobre o Brasil na entrevista dada à Folha de S. Paulo.

Diabetes, hipertensão, covid e tuberculose são mais comuns em refugiados

Um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) junto a instituições nacionais e internacionais mostrou que doenças crônicas e infecciosas prevalecem mais em migrantes e refugiados do que na população brasileira em geral. Outros dados da pesquisa estão na matéria do Uol. A doutoranda Sonia Vivian, principal autora do artigo, afirma que “o desafio para as cidades receptoras é assegurar, por meio do SUS, o acesso ao serviço de saúde pública, principalmente, promovendo e estimulando o uso da Atenção Primária à Saúde”. 

Curitiba é a cidade brasileira que mais recebeu migrantes venezuelanos, indica governo federal: ‘Meu sonho é viver em paz’

Luíz Dias é natural da Venezuela — Foto: Anderson Grossl/RPC

A matéria do Portal G1 compartilha que, com o acolhimento de cerca de 6 mil venezuelanos na capital paranaense, Curitiba é o município brasileiro que mais recebeu migrantes desde abril de 2008 até dezembro de 2022. Manaus (AM), São Paulo (SP), Chapecó (SC) e Dourados (MS) vêm, respectivamente, logo em seguida. Logo que chegou na capital, Luíz Dias, pintor profissional venezuelano, contou com ajuda da Casa da Acolhida para a Família Migrante, programa da cidade voltado para migrantes e refugiados. O texto também conta a história de Elmito Arista, haitiano que mora em uma ocupação em Curitiba, e do empresário sírio Ayhan Canjo, que chegou a concluir uma graduação na UFPR e abriu um restaurante.

Os governos locais e a migração: propostas para uma agenda regional

Betilde Muñoz-Pogossian escreve para a coluna Latinoamérica21 da Folha de S. Paulo chamando atenção para o importante papel que as autoridades locais desempenham no cuidado e integração de migrantes, solicitantes de asilo e refugiados nas cidades das Américas. Afinal, são lideranças que estão em uma posição única e próxima das pessoas que elas governam, são as primeiras a administrar os impactos dos movimentos migratórios e do deslocamento forçado em suas cidades e em seus cidadãos. Muñoz-Pogossian ainda reforça que migrantes e refugiados contribuem significativamente para o desenvolvimento de suas comunidades anfitriãs: ajudam no crescimento do PIB através do aumento do consumo e de uma força de trabalho jovem e qualificada e ainda enriquecem o patrimônio cultural e social.

Local onde dois migrantes morreram recebeu a visita de políticos de todos os espectros políticos na última semana – Patricia de Melo Moreira – 28.out.22/AFP

Incêndio em apartamento superlotado expõe crise na habitação para imigrantes em Portugal

Diante de um incêndio no centro de Lisboa, em um apartamento superlotado onde viviam cerca de 20 imigrantes, a crise de habitação enfrentada por essas pessoas é escancarada. Nos últimos dois anos, foram registrados ao menos dez incêndios na região da capital portuguesa que concentra comunidades estrangeiras. O aumento generalizado do custo de vida, com destaque para o preço da habitação, empurra muitos estrangeiros para moradias precárias. A matéria da Folha de S. Paulo ainda divulgou que, segundo o último Censo do país, realizado em 2021, mais de um terço da população estrangeira em Portugal (37,7%) residia em alojamentos superlotados. 

Estados Unidos anunciam política mais restritiva para imigrantes 

O Jornal Nacional produziu uma matéria sobre as novas regras que os Estados Unidos têm estabelecido para o fluxo de imigrantes que entram no país. Em janeiro, foi anunciado que o número de imigrantes vindos do Haiti, Cuba, Nicarágua e Venezuela teria um limite de 30 mil. Agora, o governo quer expandir a regra para imigrantes de outras nacionalidades. 

Justiça cria grupo para elaborar política nacional para migrantes

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um grupo de trabalho para elaborar uma política nacional de migrações, refúgio e apatridia – é o que informa a matéria da Agência Brasil. O grupo terá 60 dias para concluir os trabalhos, que será conduzido no debate da regularização migratória, integração local, promoção e proteção de direitos, combate à xenofobia e ao racismo, participação social e relações internacionais e interculturalidade. O diagnóstico final será entregue ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e deverá ser submetido à consulta pública.