‘Expedição Rio’ percorre o Rio de Janeiro que abraça os imigrantes

O episódio da série “Expedição Rio”, veiculado no dia 02 de julho na TV Globo, mostrou lugares do estado do Rio de Janeiro habitados por imigrantes e refugiados da Angola, Nigéria, Síria, Venezuela, Portugal, Japão, entre outras nacionalidades, que chegaram ao Brasil por diversos motivos. A equipe do programa encontrou essas pessoas em lugares como Duque de Caxias, Grande Tijuca e Santa Cruz. É o que relata o portal de notícias G1. O episódio pode ser visto pela plataforma de streaming Globoplay e não há necessidade de ser assinante.
Campeão mundial do UFC se revolta pelas mortes de imigrantes africanos: ‘Eu poderia ter sido um deles’
O portal de notícias Terra compartilhou os comentários que o lutador Francis Ngannou fez sobre a morte de 23 africanos em Melilla, na Espanha, no dia 24 de junho. Há quase uma década, era ele quem imigrava para a Europa, mais especificamente Paris, e ficou um ano desabrigado.
“Pessoas do mundo, fãs, amigos, por favor, entendam porque é tão difícil para mim testemunhar tudo isso. Não posso deixar de pensar que há apenas nove anos eu poderia ter sido uma daquelas pessoas que tragicamente perderam tudo na tentativa de encontrar uma vida melhor. Conheço exatamente este lugar”, publicou Francis no Twitter.
Região da Rua 25 de Março recebe obra em homenagem à imigração árabe
No dia 5 de julho foi inaugurada, na região da Rua 25 de Março, no centro da capital paulista, a pintura “Ahlan” (“olá”, em português). Assinada pelo artista Kléber Pagú, a obra de arte possui 70 metros de altura e representa uma forma de agradecimento às contribuições dos povos árabes à humanidade, assim como uma homenagem aos imigrantes no Brasil. Leia mais sobre a escolha do local, trabalhos do artista e concepção da obra na notícia da Agência Brasil.
UE deve se preparar para a chegada de migrantes em busca de segurança alimentar
O portal Gaúcha ZH noticiou que refugiados devem chegar à União Europeia por conta da crise alimentar. Devido à guerra contra a Ucrânia, o transporte de trigo, entre outros grãos e cereais, tem sofrido prejuízos, o que causará ondas de imigração. Esse apontamento partiu da diretora interna Aija Kalnaja, que atua na agência europeia de guarda da fronteira. A condição que a Rússia apresenta para liberar a navegação de navios ucranianos é que o exército do país atacado libere seus portos.
Migração lidera pauta de reunião entre Biden e López Obrador na Casa Branca
No encontro entre o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o presidente estadunidense Joe Biden, conversaram sobre a entrada de imigrantes com visto de trabalho nos Estados Unidos. Obrador mencionou a necessidade de agir juntos frente a tempos difíceis e mencionou a pandemia e a guerra contra a Ucrânia como agravantes. Para saber mais detalhes da conversa entre os dois líderes, acesse a matéria do portal Uol.
Refugiados e migrantes têm baixa qualidade de saúde, apontam dados inéditos da OMS
Lucas Rocha, em matéria para a CNN Brasil, divulga um alerta causado por um relatório inédito da Organização Mundial da Saúde divulgado no dia 20 de julho. Milhões de refugiados e migrantes em vulnerabilidade estão em piores condições de saúde do que os habitantes de seus lugares de origem. Essa conclusão está diretamente interligada a condições de trabalho, educação, moradia, entre outros aspectos que compõem uma boa qualidade de vida.

“Hoje há cerca de um bilhão de migrantes em todo o mundo, uma em cada oito pessoas. A experiência da migração é um determinante-chave da saúde e do bem-estar, e refugiados e migrantes permanecem entre os membros mais vulneráveis e negligenciados de muitas sociedades”, afirma o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Indústrias da carne e laticínios dos EUA depende dos imigrantes
Segundo relatório do Conselho Americano de Imigração (AIC), imigrantes presentes nos Estados Unidos compõem cerca de 20% da mão de obra que cria animais em fazendas, ranchos ou que está presente em fazendas leiteiras. As áreas metropolitanas apontadas como maiores demandantes do trabalho de imigrantes são Houston, Omaha, San Antonio, Austin e Los Angeles. Leia mais detalhes sobre o relatório no portal Uol.
Racismo e xenofobia afetam saúde mental de mulheres imigrantes e refugiadas
Ivanir Ferreira escreve para o blog “Viva Bem”, do portal Uol, sobre como a vulnerabilidade de migrantes aumenta quando se tratam de mulheres. A desigualdade de gênero, junto a questões de raça, saúde socioeconômicas agravam a saúde mental delas. A conclusão partiu de uma pesquisa da USP, que analisou os efeitos de processos migratórios em nove mulheres. Nos depoimentos delas, foram profundamente mencionados tópicos como família, emprego, jornadas exaustivas e maternidade solitária.
Desespero e esperança levam migrantes a ‘barcos da morte’ na Tunísia

A história de Samia Jabloun, que procura seu filho, Fadi, desaparecido desde fevereiro de 2021, reflete o perigo da trilha migratória para a Tunísia. O jovem havia viajado para a casa da família na cidade litorânea de Kelibia – o ponto do país mais próximo a uma ilha italiana. Após falar para a mãe que estava indo pescar com os primos, nunca mais voltou. A matéria de David McKencie e Ghazi Balkiz para a CNN conta mais detalhes sobre a onda migratória que passa por essa rota.
Migrantes desalojados para construção de Vila Olímpica revelam ‘Lado B’ de Paris 2024
A matéria do portal de notícias Uol denuncia a situação de cerca de 300 migrantes que trabalham na construção da vila que irá acomodar 14,5 mil atletas e treinadores durante os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Em alojamentos modulares de 18m², os trabalhadores são sufocados pela onda de calor europeia, similar ao que passaram durante o inverno, quando tremiam de frio. Enquanto esperam por novas instalações, os migrantes ainda precisam pagar € 417, o equivalente a R$ 2.325,28, por mês como um aluguel.
Mudança climática dificultará migração para os mais pobres
Um artigo publicado na revista científica “Nature Climate Change” concluiu que os impactos das mudanças climáticas e a escassez de recursos para migração estão diretamente relacionados. Diante de emissões “médias”, os autores constatam que haverá uma redução de 10% na migração para os grupos de renda mais baixa até o final do século. A partir disso, a UNICEF, em parceria com outras instituições, lançou novas diretrizes para fornecer a primeira estrutura política global que ajudará a proteger, incluir e capacitar as crianças em movimento no contexto das mudanças climáticas. Leia mais na notícia divulgada pelo portal Terra.
Tráfico de migrantes na fronteira dos EUA movimenta bilhões de dólares
A Folha de S. Paulo divulga como que, nos últimos dez anos, o tráfico de migrantes na fronteira sul dos Estados Unidos se tornou um negócio multibilionário internacional controlado pelo crime organizado. Houve um aumento, do lado estadunidense da fronteira, de migrantes sendo alvos de sequestro e extorsão. Esse aumento fez com que agentes federais passassem a realizar, quase que diariamente, invasões em esconderijos nos quais dezenas de migrantes são mantidos em cativeiro.
Orbán diz que discurso contra migração é “questão cultural”

A revista IstoÉ Dinheiro publicou o discurso do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que gerou grande repúdio internacional. Após dizer que os húngaros “não querem se tornar um povo mestiço”, durante um discurso na região da Transilvânia, na Romênia, o líder tentou se defender, mas reforçando o que já havia dito: “Às vezes, acontece que eu falo de uma maneira que pode ser mal compreendida… A posição que represento é um ponto de vista cultural, civilizacional”.
